terça-feira, 8 de março de 2011

O SEBRAE e o Microcrédito

     
  Para complementar o último post, decidi pesquisar a visão do Sebrae com relação ao Microcrédito.

Características do microcrédito

     Os financiamentos concedidos pelas instituições de microcrédito geralmente observam algumas características, que são as seguintes: 


- O microcrédito é voltado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos empreendedores. Raramente financia o consumo. 

- O montante do financiamento é compatível com as necessidades do negócio e a sua capacidade de pagamento. Nas renovações de crédito, os valores poderão ser crescentes. 
- As taxas de juros geralmente são as praticadas no mercado. 
- As garantias exigidas pelas instituições de microcrédito são mais simples e de acordo com as condições dos pequenos empreendimentos. Dessa forma, solicitações de garantias reais (patrimônio) são raras. As formas mais praticadas são: aval solidário (grupo de pessoas que tomam crédito e prestam aval solidariamente) e aval individual, esse geralmente representado por um avalista ou pessoa conhecida. 
- Os prazos de pagamento geralmente são curtos e sempre ligados à finalidade do financiamento e ao fluxo de caixa da atividade empresarial. Como exemplo, o financiamento de capital de giro, que ocorre de acordo com o giro das mercadorias ou da produção e comercialização. Nos casos de investimentos em máquinas, os prazos poderão ser mais longos na medida da capacidade de retorno financeiro do investimento. 
- Os prazos para liberação dos recursos variam de instituição para instituição. No entanto, o crédito é rápido, pois busca permitir que o cliente aproveite a oportunidade de negócio. 
- Exigências de documentos e de outras burocracias dependem de normas de cada instituição. Contudo, o microcrédito é caracterizado pela simplicidade e agilidade na análise, aprovação e liberação dos recursos. 
- Sistematicamente, o agente de crédito visita o empreendimento financiado e acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio. Nessa oportunidade, o empreendedor poderá receber orientação quanto às práticas básicas para uma boa administração dos recursos e do negócio.

Microcrédito: quem pode ter acesso
Exigências que cada instituição operadora faz ao empreendedor interessado em ter acesso ao microcrédito


     O microcrédito é uma modalidade de crédito desenvolvida para o atendimento dos pequenos empreendimentos, sejam eles formais ou informais. Portanto, pode ter acesso o empreendedor que toca uma pequena fábrica de fundo de quintal ou mesmo um pequeno negócio formal que necessita de um financiamento para melhorar ou ampliar as suas atividades.

     O microcrédito financia atividades econômicas, raramente o consumo.
     O crédito geralmente está condicionado a determinadas exigências, tais como ter o nome limpo na praça (SPC e SERASA) e ter uma boa relação com a sua comunidade.
     O financiamento poderá estar condicionado a um avalista ou mesmo a um grupo de avalistas que tomam financiamento em grupo.
     Cada instituição de microcrédito tem a sua norma de funcionamento, portanto outras exigências podem ser feitas.

Fonte: www.sebrae.com.br

     Espero ter esclarecido alguma dúvidas, pois pra mim foi muito significante.

Microcrédito e o desenvolvimento da sociedade




       É do conhecimento de todos, que o Brasil é formado majoritariamente pelas classes C e D, e são elas que comandam a nossa economia.  O “povão” é o grande consumidor, é ele que injeta dinheiro de verdade no mercado. Porém,  a falta de oportunidade de prosperar os negócios nessas classes é facilmente notável.  Muitas vezes é a falta de conhecimento que “empaca” o crescimento do empreendimento
      Com tudo isso, andei lendo e pesquisando, que a melhor forma de financiar e ajudar no desenvolvimento dessas classes é com o Microcrédito, pois assim podem investir em um serviço e ambiente de maior qualidade,  e espalhando o brilho do desenvolvimento e do crescimento em determinada região. 
     Mas de nada adianta somente conceder o Microcrédito, dinheiro nas mãos sem o conhecimento, de nada é válido.  Além do crédito, é necessário um acompanhamento desse dinheiro, e principalmente o aconselhamento de como investir e utilizar esse dinheiro. E com isso,  tornando o desenvolvimento acessível a todos os cidadãos, e fazendo com que o “povão” colabore cada vez mais com o crescimento dessa nação tão diversificada.

Mulheres & Mulheres

                                         



          Não é segredo a ninguém, que o mercado atual está indiscutivelmente mais delicado, com uma presença forte das mulheres. Como muitos sabem,  elas por muito tempo foram reprimidas e ofendidas, por simplesmente serem mulheres.  Mas felizmente esse cenário não é o mesmo. Hoje, elas que comandam grande parte da economia mundial. O seu poder de empreender nunca foi segredo a ninguém, enfim hoje as mulheres estão cada vez mais corajosas e  com vontade de entrar mais no mundo dos negócios. 
                                   

Sua delicadeza, organização, sentimentalismo, preocupação ao próprio, são incomparáveis.  E são fatores fundamentais para o crescimento de um ambiente empresarial atual. No Brasil especialmente, o número de mulheres empreendedoras já supera a de homens. Porém, essa “maioria” está em um mercado muito restrito, grande parte é afim com estética, salão de beleza e investimentos com o público e o social. A imagem de investidor se criou como uma peça majoritariamente “masculina” na sociedade,  muitas mulheres tem medo de arriscar a investir em uma carteira de ações por exemplo, o seu sentimentalismo a flor da pele cria essa barreira entre a carteira de investimento e ela mesma.
                                  

Porém esse quadro está mudando, atualmente existem algumas mulheres que se esforçaram, acreditaram e principalmente, lutaram para um lugar no mercado atual. E como não pode ser diferente, eu separei algumas frases dessas guerreiras para ajudarem você mulher, a entrar no mercado agressivo e perigoso das ações.

Aqui estão elas:

“Saia do estágio da negação”

Eliana Bussinger, consultora financeira

“Conheça sobre finanças pessoais”

Monica Saccarelli, diretora do Link Trade, home broker da Link Investimentos

Organize a vida financeira”

Vera Rita de Melo Ferreira, doutora em psicologia econômica e representante no Brasil da IAREP-International Association for Research in Economic Psychology

“Tenha disciplina”

Myrian Lund, professora da FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas)


“Analise o montante para investir”

Kelly Trentin, analista chefe da Spinelli

“Busque informações sobre risco”

Tahira Hira, professora de finanças e executiva assistente do presidente da Iowa State University

“Não se assuste com gráficos”

Adriana Feijó, especialista em análise técnica e diretora do site Mulheres de Valores


E com isso, encerro este Post que foi exclusivamente em homenagem a você mulher, que movimenta mesmo sem perceber não só as nossas vidas, mas também a economia de uma nação. Parabéns Mulher!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Redes Sociais versus Aprendizado


         
         Como muitos sabem, sou um apaixonado por Redes Sociais, acho incrível a maneira simples e poderosa que percorrem informações por elas. Porém poucos sabem que é possível utilizá-las como um instrumento de aprendizagem e conhecimento riquíssimo.  E o mais interessante, não importa a sua área, as Redes Sociais tem espaços para todos.
                                

O post de hoje é especial com uma das mais simples e poderosas Redes sociais, o TWITTER. Com ele, bastam apenas 140 caracteres para  explodir uma informação mundialmente. Sinceramente, eu acho o twitter a melhor forma de adquirir informação e conhecimento, pois ele funciona como uma ponte pro conhecimento online,  basta você clicar e se inundar de conhecimento e cultura.  Como não podia ser diferente, hoje eu separei  15 perfis que julgo como fundamentais para universitários em geral,  e mais ainda para estudantes de Administração, Economia e Contabilidade como eu. 

São eles:

@exame_com
@classecontabil
@jornaloglobo
@miriamleitaocom
@euestudante
@Primeirachance
@VEJA
@g1
@vagasja
@meubolsoemdia
@FundacaoEstudar
@mochilacontabil
@focotalentos
@brasil_junior
@admnews
 Caso ainda não está navegando neste mar de conhecimento, não perca tempo e crie sua conta “GRÁTIS”, e aproveite esse mundo que lhe espera, e se você que já está nesse barco, sugue o máximo desses perfis, é muito enriquecedor.    

Boa navegação para todos!

O início



Primeiramente, prazer!  Sei que atualmente a era dos Blogs já não tem tanto brilho como há um tempo, mesmo assim decidi criar esse blog, creio que os jovens universitários de hoje estão sem muita opção de informações, cada vez mais se tornam crias de fontes que padronizam a sociedade, e fazendo assim que o lado crítico e analítico desse jovem seja muito bem oculto.  O jovem de hoje merece destaque, eles estão cada vez mais antenados, plugados, com  a vontade de gritar sua opinião estampado na sua testa.  Hoje em dia não se cria com padrões, se cria com liberdade de expressão e com a inovação a flor da pele. E com essa forma de pensar que inicio esse blog, e com muita inovação e trabalho pela frente.